sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Como fazer um Plano de Aula?


PLANO DE AULA


I- IDENTIFICAÇÃO:
Tecnologia na Educação
Disciplina: Geografia           Série: 3º Ano  
Tempo previsto: duas aulas de 50 minutos

II- OBJETIVOS:
1) Reconhecer e localizar, no mapa do mundo, as maiores metrópoles. 2) Conhecer os problemas ambientais existentes nos grandes centros urbanos e perceber que eles comprometem a qualidade de vida dos seus habitantes. 3) Analisar a situação ambiental dos grandes centros urbanos do mundo. 4) Perceber que a urbanização é acompanhada de crescimento populacional, o que promove uma conseqüente intensificação do uso e da ocupação do solo, gerando diversos problemas ambientais. 5) Identificar os problemas ambientais presentes na cidade onde se encontra a escola. 6) Propor quais mudanças seriam necessárias para solucionar os problemas ambientais encontrados.

III- CONTEÚDO:

   III– UNIDADE: Europa
·            População e sua distribuição;
·            Urbanização;
·            Problemas ambientais

IV - PROCEDIMETOS METODÓLOGICOS:
Caro professor (a), trabalhar a urbanização é um quesito fundamental para entendimento da dinâmica de uso e ocupação dos territórios. Inicie sua aula fazendo um breve histórico do processo de urbanização mundial. Cite que a cidade surgiu das tentativas, durante muitos séculos, do homem, em dominar as forças da natureza. As cheias periódicas dos rios fertilizavam a terra próxima, favorecendo a sua produtividade.
Somente com o desenvolvimento da agricultura irrigada nas planícies dos grandes rios e um trabalho coletivo da população de várias aldeias, para a abertura de canais de irrigação, a drenagem de pântanos e a construção de represas e poços é que os campos de cultivo puderam crescer.
Com o controle das águas, a produtividade agrícola aumentou de modo a gerar excedentes para abastecer a cidade. A ausência de meios de transporte que possibilitassem a circulação desses excedentes fazia com que a vida urbana ficasse restrita apenas aos vales dos rios. O aperfeiçoamento dos meios de transporte fluvial, marítimo e terrestre e o cultivo de alimentos menos perecíveis venceram esse limite à expansão urbana.
A partir do século 19, com a Revolução Industrial, começou um novo período na história das relações entre a cidade e o meio ambiente natural. Os últimos obstáculos presentes na natureza para o crescimento populacional e físico das cidades foram extintos. Como conseqüência, surgiram diversos problemas ambientais nas cidades industriais européias e norte-americanas, sobretudo o da poluição atmosférica ocasionada pela queima de combustíveis fósseis pelas indústrias e o despejo de resíduos industriais em corpos d'água e no solo.
Até a Segunda Guerra Mundial, os problemas ambientais urbanos estavam reduzidos a um conjunto de países industrializados do mundo, pois neles se concentrava grande parte das metrópoles e das regiões industriais. Nas nações em desenvolvimento, a urbanização se intensificou a partir de 1950, graças ao processo de industrialização.
Atualmente, o mundo passa por acelerado processo de urbanização, afetando principalmente os países em desenvolvimento, os menos equipados para prover transporte, habitação, água e esgoto. O inchaço populacional das cidades tem sérias conseqüências ambientais, econômicas e sociais nesses países.


V- RECURSOS:
  • Mapas
  • Imagens
  • Vídeos

VI- ATIVIDADE:
Inicialmente, solicitar que os alunos pesquisem quais são as maiores metrópoles do mundo, com mais de 10 milhões de habitantes. As cidades encontradas deverão ser indicadas num mapa-múndi.
Depois, escrever na lousa o nome das maiores metrópoles e pedir para os alunos realizarem correções, se necessário. Aproveite para definir "urbanização", bem como outros temas, como "área metropolitana" e "metrópole".
Dividir os alunos em grupos. Cada grupo ficará encarregado de pesquisar em jornais, revistas ou livros os problemas ambientais que existem em algumas cidades de diferentes continentes. Também, se possível, é importante os alunos conseguirem imagens das metrópoles pesquisadas. Pedir para que observem as imagens, comparando-as aos problemas no meio ambiente que podem se manifestar, em decorrência da concentração populacional.
VII- AVALIAÇÃO
Deve-se fazer uma avaliação qualitativa contínua da atividade, acompanhando o desenvolvimento do aluno, avaliando-o no seu dia-a-dia em sala de aula. Deve-se avaliar o desenvolvimento de habilidades (raciocínio, aplicação de conceitos, capacidade de observação e de crítica, etc.), bem como de atitudes (responsabilidade na execução das tarefas, sociabilidade, etc.).



Nenhum comentário:

Postar um comentário