Tecnologia e Educação
A análise que faço a respeito desse tema é pautada nos estudos elaborados para a inclusão do mundo tecnológico dentro das escolas. Hoje se fala tanto sobre tecnologia e certamente ela está empregada em todos os processos de produção que podemos imaginar, mas quando associamos o emprego dessas ferramentas no processo de aprendizagem no sistema educacional brasileiro ainda dista de certa realidade de outros locais.
O que é mais paradoxal foi que a tecnologia nasceu dentro da escola, como uma mãe que passa, desde o momento da fecundidade, agüentado arduamente a formação daquele feto e depois do nascimento, por mais que ela tente educá-lo, a sociedade, nas palavras de Rousseau, acaba corrompendo este individuo, ou seja, perde-se o controle da situação e depois tem que socializá-lo. É assim que vejo o sistema tecnológico nas escolas, apesar de ter partido das salas de aula e ganhado o mundo, agora, muito embora seja tarde, para nossa realidade temos que alcançá-la.
Falando como um profissional da educação, ressalto a importância da aplicabilidade de ferramenta tecnológica no sistema educacional como um caminho de se alcançar o processo de aprendizagem mais rápido, mas para isso teremos que repensar todo o sistema educacional, visando à qualidade do profissional. Foi oportuna a entrevista da professora, Elisabete Almeida, sobre o tema “Tecnologias trazem o mundo para a escola” entre uma de suas fala ela ressaltava a qualidade do espaço físico da escola como um elemento fundamental no processo de aprendizagem. A forma arquitetônica escolar tem que proporcionar ao aluno um espaço de liberdade, onde possa existir uma interação entre o mundo real e o fictício, a vida social e o ambiente natural o ideal seria criar as “salas bosque” no ambiente escolar.
ronilsoscarmo@gmail.com- dezembro-2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário