sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

O Perfil do Professor

Perfil de Ronilson Souza do Carmo

Satisfação! Não sou louro e muito menos tenho olhos azuis, mais sou alto, moreno e modesta parte sou bonito e, é assim que gostaria que recebam meus sinceros votos de boas vindas nesse blog. Senhoras e Senhores, com muito prazer que me chamo Ronilson Souza, um mediador no campo das Ciências Humanas.
Atuando como professor de geografia na E. E. Lourimar Simões Paes-Ap-Brasil, sinto-me honrado pela clientela que tenho, não sei exatamente dizer se proporciono à todas as turmas o “gostar de geografia” ou se as turmas motivou-me a instruí-las com metodologias que as fizeram a despertar o interesse pelo conhecimento.
A certeza que tenho, se torna aplausível, a medida que considero os meios pelos quais o mundo das informações está inserido por toda parte. E, é neste momento que tenho de sair da qualidade de professor e atuar como herói dentro da sala de aula.
Por isso, eis aqui, o questionamento dos meios de comunicação. Um assunto que não deixa calar hoje é o uso de celulares nas salas de aula. A minha opinião a respeito do assunto não é só questionar o uso de celulares, mas como utilizar essa tecnologia como instrumento que possa inserir o aluno no processo de aprendizagem. Já se perguntaram o quanto de funções pode ter num dos mais simples celulares. Talvez esse possa ser um dos caminhos para fazer com que aquele aluno que tenha baixo rendimento possa participar das aulas si considermos suas habilidades.
Cabe unicamente ao professor que está naquele espaço conduzir a forma mais apropriada de metodologia para alcançar seus objetivos.
Assim como, os desafios que temos que enfrentar, com as técnicas inovadoras que a cada dia aparece para contribuir no sistema educacional, Pozo (2008) faz um comentário interessante a esse respeito, “que professor, aluno ou simplesmente pai ou mãe nunca disse ou ouviu dizer que os alunos sabem cada vez menos que estão menos preparados”? Isso nada mais é que a evolução do conhecimento e devemos ficar em alerta para tais questionamentos ou iremos torna-se um analfabeto funcional diante dos novos instrumentos pedagógicos. Vejo esse momento oportuno como aprendiz, na vida, em qualquer circunstância, pelo mais alto grau de estudo que temos, vivemos ensinando e aprendendo por cada momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário